Como se posicionar para se manter relevante nos próximos 10 anos

 / 09.11.2022

Vá a uma palestra de inovação e transformação digital e você verá os palestrantes repetindo frases à exaustão como “o mundo está mudando cada vez mais rápido” ou “é preciso estar atento às tendências” ou ainda “o consumidor tem cada vez mais controle”. É verdade! E todos já sabemos disso… O que a maioria deles jamais vai te dizer é o passo a passo de como fazer isso.

Eles não conseguem fazer isso simplesmente porque nunca viveram aquilo na prática. Muitas vezes, são bons faladores, mas não construtores.

A empresa de venture capital norte-americana NFX criou um conceito denominado “Fast Moving Water”. É um conceito difícil de traduzir diretamente para o português, mas que significa algo como “a água que se move mais rápido”.

Pode parecer estranho, mas siga comigo.

O mundo dos negócios e da tecnologia, eles defendem, é como um rio. Como todo rio, existem locais e momentos onde a água irá se mover de forma mais ou menos rápida, podendo quase parar em alguns cursos, ou se mover de forma extremamente rápida em outros.

Uma das formas de se posicionar no mercado para alavancar seus resultados é sempre buscar os locais onde a água se move mais rápido.

Essas oportunidades surgem de tempos em tempos e ocorrem quando o cenário macro ajuda a empurrar uma determinada tendência. Isso aconteceu com e-commerce há alguns anos, assim como com Cloud e Mobile.

É assim que você se posiciona para permanecer relevante por muito tempo. Você busca uma tecnologia ou segmento nascente, mas que já movimenta muito dinheiro, que já atrai muito talento e muita atenção de players relevantes.

De tempos em tempos surgem novas oportunidades como essas. Novos momentos de “água que se move mais rápido”.

Estes são momentos especiais, que duram poucos anos, e que trazem uma nova tecnologia ou mercado revolucionário. Não é à toa que as grandes empresas de cloud surgiram em um determinado período de tempo parecido. O mesmo com as empresas de mobile, por exemplo.

É claro que existem exceções. Esse é um ponto interessante sobre esses movimentos: essas oportunidades podem durar mais tempo do que esta janela de oportunidade. Sim, pode parecer contraditório, mas explico melhor.

Existem alguns poucos anos onde as gigantes são criadas. As maiores empresas de monetização mobile, por exemplo, como AppLovin, AppAnnie, AppsFlyer, e IronSource foram todas fundadas entre 2010 e 2012, quando a indústria estava apenas começando.

Outros players surgiram com o passar dos anos, mas essa janela temporal traz grandes vantagens para os early adopters.

Como reconhecer mercados que estão se tornando “fast moving water”?

Volto aos pontos que mencionei acima: procure por tecnologias ou segmentos que estão em seus primeiros anos, mas que já movimentam bilhões de dólares. Este segmento provavelmente está atraindo profissionais de ponta, extremamente talentosos, e também a atenção de empresas muito relevantes, mesmo que ainda em fase experimental.

Ver Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0