Frank Slootman é um executivo com track record. Atualmente, ele é CEO da Snowflake, empresa que há alguns anos fez o maior IPO da indústria de software na história. Antes disso, ele foi CEO da Data Domain e da Service Now, trazendo resultados expressivos em ambas as empresas.
Em seu livro Aim It Up, Frank compartilha histórias e boas práticas baseadas em suas décadas como executivo de alta performance. Boas práticas essas que podem ser internalizadas por qualquer empresário que deseja atingir o próximo nível. Separei aqui 5 das melhores boas práticas de gestão trazidas por Frank em seu livro.
1) Eleve os padrões
Para uma empresa continuar crescendo, é preciso elevar constantemente as expectativas. Isso significa aumentar os padrões continuamente. Muitas vezes, quando uma empresa quer ganhar velocidade, acaba diminuindo o seu padrão de contratação. Ou então, profissionais acabam se acomodando conforme o passar do tempo. Isso é uma armadilha. Jamais deixe o tédio se instalar. Siga criando mecanismos para elevar os padrões.
2) Alinhe as pessoas e os incentivos
Conforme uma empresa cresce, alinhar pessoas e incentivos se torna cada vez mais importante. É essencial buscar alinhar as pessoas todos os dias, para que todos saibam em qual direção a empresa está indo. O alinhamento tem a ver também com os incentivos dados a cada funcionário, como compensação dos executivos, comissões da equipe de vendas, promoções e assim por diante. A empresa deve funcionar como um grande organismo cheio de engrenagens que funcionam buscando atingir o mesmo objetivo.
3) Estreite o foco
Quando crescem, muitos negócios acabam querendo abrir diversas unidades de negócio diferentes para diversificar suas fontes de receita, o que lhes faz perder o foco. Com o tempo, a dificuldade de estabelecer prioridades acaba resultando em grandes problemas. Concentre-se em menos tarefas e saiba dizer não regularmente. Além disso, separe as ações da empresa em 3 grandes esferas; o que importa mais, o que importa menos e o que não importa. Assim fica mais fácil estabelecer o que é realmente essencial.
4) Acelere o ritmo
Algumas vezes o crescimento deixa os funcionários estagnados. Com a empresa já grande, eles não sentem urgência nem pressa. Cabe à liderança estabelecer o ritmo. Os líderes devem plantar sementes de urgência nos funcionários para que eles saibam o ritmo necessário de velocidade que a empresa precisa perseguir.
5) Adapte sua estratégia
Conforme você evolui na carreira, suas decisões serão muito mais estratégicas e menos de execução. Estratégia é uma forma de multiplicar resultados e esforços. Uma estratégia ruim, pode ter um efeito multiplicador desastroso.
Para ser um bom estrategista é preciso ter uma visão do todo e ser cabeça aberta. Só assim você conseguirá enxergar gaps na empresa e atingir novos públicos e mercados. Enquanto os executores executam o roadmap que foi estabelecido, cabe a você manter a cabeça erguida e olhar para todos os lados buscando os próximos passos a serem dados.
Deixe um comentário