4 Lições para Líderes de Primeira Viagem

 / 02.11.2022

Liderança é uma habilidade, não uma dádiva. É verdade que algumas pessoas já nascem com características que as ajudam a liderar times ou equipes. Contudo, isso não significa que isso não possa ser ensinado e aprendido. 

Liderar é, de fato, desafiador se esta é a primeira vez com a qual nos deparamos com esta situação. Isso pode vir cedo ou tarde na vida ou na carreira. Tudo depende do background e trajetória de cada um. Pensando nisso, separei 4 lições que eu gostaria de ter ouvido quando assumi meus primeiros cargos de liderança, há algumas décadas. 

1) Liderança não é um cargo

Pode parecer contraintuitivo, já que acabei de dizer que assumi cargos de liderança. Contudo, essa é uma valiosa lição que aprendi com o passar dos anos. Sim, é verdade, existem cargos que naturalmente necessitam um perfil de liderança. Contudo, devo dizer que já presenciei profissionais em cargos de liderança que não tinham a mínima habilidade para fazê-lo, enquanto profissionais em posições de “liderados” lideravam como ninguém. 

2) Liderar pelo exemplo continua sendo poderoso. E continuará por muito tempo

Não conheço outra forma de comunicar liderança que não seja pelo exemplo. Conheço diversos profissionais que são ótimos líderes no discurso… E pessoas terríveis na prática. Se você está se tornando um líder agora, esta talvez seja a característica mais poderosa que você precise desenvolver: liderar pelo exemplo transmite uma mensagem que você provavelmente só se dará conta quando ver o quanto de vidas impactou, com o passar dos anos. 

3) Liderança = Empatia

Mais uma palavra da moda, mas que sim, é extremamente necessária quando falamos em liderança. Não há como ser um bom líder se você não for capaz de se colocar no lugar dos outros. No mundo dos negócios, ouvimos bastante sobre “calçar os sapatos do cliente”. Neste caso, estaríamos falando em “calçar os sapatos dos seus liderados”. Apenas com empatia você será capaz de entender como as outras pessoas se sentem e por que elas se comportam da forma como se comportam. 

4) Liderança é uma habilidade

Como mencionei no início, a liderança é uma habilidade. E como qualquer outra habilidade, ela pode ser desenvolvida e melhorada. Mesmo que você não se veja como um bom líder hoje, isso não significa que você não possa desenvolver esta habilidade e se tornar um líder exemplar com o passar dos anos. Veja sua capacidade de liderança como qualquer outra habilidade de sua área: ela é mais uma peça no seu lego para que você se torne um profissional cada vez melhor. 

Ver Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0