4 dicas práticas para se comunicar com mais confiança

 / 27.09.2022

Comunicação é uma habilidade subestimada no mercado de trabalho. Você provavelmente já se deparou com profissionais tecnicamente brilhantes que não sabem comunicar aquilo que querem ou que não sabem transmitir ideias, feedback, próximos passos e assim por diante.

Saber se comunicar é uma habilidade fundamental para se chegar ao topo, se este é o seu objetivo.

Sendo você mais introvertido ou extrovertido, se comunicar com confiança é o que pode fazer a diferença naquela hora de conseguir um emprego, explicar uma nova ideia de produto, fazer uma venda para um cliente ou explicar os resultados do último semestre.

Separei então 4 dicas práticas que você pode começar a colocar em prática a partir de agora. Embora algumas delas possam parecer simples, acredite: elas fazem toda a diferença.

1) Preste atenção à sua respiração

Nosso nervosismo dita o ritmo da nossa respiração, mas o contrário também acontece. Controlar a respiração e mantê-la calma manda uma mensagem para o corpo, o que ajuda na hora de se comunicar com clareza. E se comunicar de forma clara é uma das formas de demonstrar confiança.

2) A simplicidade é poderosa

Ao nos comunicarmos, algumas vezes tendemos a pensar que falar palavras complexas e difíceis será bem visto pela audiência, já que iremos parecer inteligentes. Eu digo o contrário: nada transmite mais inteligência do que transmitir ideias complexas de forma simples. Esta é uma habilidade extremamente rara e valiosa. Pense sempre em como transmitir ideias da forma mais simples – não simplista – quanto possível e sempre que puder utilize analogias, elas são ferramentas poderosas para transformar o complexo em algo mais digerível.

3) Tenha empatia por quem está ouvindo

Por vezes, focamos demais em como iremos soar quando estamos nos comunicando e nos esquecemos de quem estará nos ouvindo. Se comunicar de forma clara e confiante tem tudo a ver com legitimamente querer que aqueles que estão nos ouvindo realmente nos compreendam e tragam suas visões.

4) Preste atenção à sua postura

Pode parecer besteira, mas manter uma boa postura é fundamental para que você se sinta à vontade na hora de comunicar uma ideia e, como consequência, tenha mais confiança na hora de transmití-la. Se você tiver uma postura desleixada, seu discurso será desleixado e sua comunicação será afetada. Se você tiver uma postura fechada – com braços cruzados, por exemplo – seu corpo irá transmitir essa mensagem para sua mente e sua mensagem pode ser afetada. Tenha uma postura ereta e aberta ao se comunicar e perceba como sua mensagem será positivamente afetada. Não só você irá se sentir mais confortável, mas sua audiência irá perceber que você está mais à vontade, o que ajuda na transmissão daquilo que está sendo passado.

E por fim, uma dica bônus, essencial e frequentemente negligenciada: leia! Leia muito! Leia tudo e sobre tudo! Quem não lê não desenvolve repertório, não amplia o vocabulário, não oxigena as próprias ideias. A consequência é uma comunicação pobre e monótona. Inclua a leitura como um hábito no seu cotidiano e observe o resultado na sua forma de se comunicar.

Ver Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0