Ter confiança é fundamental para o sucesso

 / 22.06.2021

Confiança tem a ver com ter uma visão clara das suas habilidades e capacidades e de onde você quer chegar.

De certa forma, fomos acostumados a confundir confiança com arrogância. Nossa cultura muitas vezes preza tanto pela humildade que de certa forma acabamos estranhando quando nos deparamos com alguém confiante.

Contudo, a confiança é fundamental para o sucesso. Defendo essa ideia sem nenhum medo de ser interpretado de forma errada. Novamente, é importante não confundir confiança com arrogância. Confiança tem a ver com ter uma visão clara das suas habilidades e capacidades e de onde você quer chegar. Arrogância é achar que você já possui todas as respostas para o caminho que quer trilhar, sem dar ouvidos aos outros ou querer buscar mais conhecimento.

Um estudo recente – baseado em outro de 1982 dos pesquisadores Barry Schlenker and Mark Leary – mostrou que demonstrações de confiança têm efeitos positivos em como os outros nos percebem, desde que ao nos mostrarmos confiantes não façamos com que os outros se sintam rebaixados.

Dentre as diversas teorias levantadas sobre o assunto, os estudiosos defendem que nós, como humanos, buscamos sempre referências para que possamos nos sentir mais tranquilos com nossas decisões. Esse ponto passa bastante despercebido no mercado de trabalho, mas ser confiante é fundamental para a sua carreira.

Tenha em mente que você não tem todas as respostas – lembre-se da arrogância – mas exalte que você sabe do que está falando quando for a hora. Isso não significa falar sobre você mesmo e suas habilidades o tempo todo e em qualquer lugar. A questão aqui é mais sutil: ser confiante quando você precisar defender seus pontos de vista, suas tarefas ou a visão que você quer passar para alguém.

Algumas dicas rápidas de como você pode soar mais confiante:

  1. Preste atenção à sua postura
  2. Faça contato visual
  3. Fale pausadamente e de forma clara
  4. Insira referências para reforçar os seus argumentos

Por fim, uma quinta dica tem a ver com o que mencionei lá em cima sobre achar que você possui todas as respostas. Ser confiante é diferente de ser um “pitaqueiro” ou de querer dar sua opinião sobre assuntos sobre os quais você não tem experiência – o famoso walk the talk sobre o qual adoro falar:

5. “Eu não sei” é uma expressão libertadora. E que pode te deixar ainda mais confiante.

Se você sabe que não possui a expertise necessária para responder a um determinado questionamento, é ótimo simplesmente dizer, de forma confiante, que você não sabe.

Estude, trabalhe duro e desenvolva a sua confiança para, quem sabe, utilizar esse conhecimento em uma futura oportunidade. Mas não se esqueça jamais de manter a cabeça aberta.

Mais do que parecer confiante, essa talvez seja a tarefa mais difícil.

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com