Por que recessões trazem grandes oportunidades

 / 14.06.2022

Vamos passar por momentos complicados à frente. O cenário macroeconômico tem se complicado cada vez mais e isso já está se refletindo em diversos setores de negócios. Em posts anteriores, comentei o que isso significa para as startups. Passamos por praticamente uma década de alta liquidez e valuations exagerados. Mas o retorno à média sempre vem.

Muita gente esquece que a liquidez não dura para sempre. E que uma correção, para aqueles que estavam atentos, era mais do que óbvia. Depois de momentos de bonança, o mercado tende a se contrair. E isso foi potencializado pela covid-19, que trouxe um aperto econômico para o mundo inteiro.

Como sempre, não gosto de fazer rodeios: o que está por vir não será fácil.

Na verdade, pode ser bem difícil para muitas empresas. Já temos acompanhado diversas demissões em startups e isso deve se agravar e atingir também setores mais tradicionais da economia.

Estamos iniciando um momento de recessão e ninguém sabe o quanto isso pode durar e nem quão grave ela pode ser. Em momentos como esses, ter caixa se torna ainda mais importante. Renegociar dívidas e conversar com fornecedores podem ser ótimas formas de reduzir riscos.

Recessões são ótimas para nos lembrar dos fundamentos que fazem um ótimo negócio. Fluxo de caixa, boa gestão, barreiras de entrada. Elas nos fazem tirar as palavras da moda da jogada como se elas fossem garantia de um bom negócio.

Contudo, como tudo na vida, a realidade é muito mais complexa do que parece e, no caso das recessões, isso pode ser uma coisa boa. Estes períodos trazem muitos desafios, mas também muitas oportunidades.

A primeira missão de qualquer empresa durante períodos de baixa no mercado é sobreviver. Após isso, saber ler o que podem ser boas oportunidades pode pagar ótimos dividendos no longo prazo.

Se um negócio consegue passar pela fase da sobrevivência e consegue continuar focada em construir soluções que o mercado realmente quer, mesmo durante períodos turbulentos, isso pode não trazer grandes resultados no curto prazo, mas é fundamental para que a companhia colha resultados no longo prazo.

É por isso que recessões podem trazer grandes oportunidades.

Se sua empresa conseguir sobreviver e continuar comprometida em criar grandes produtos e serviços, quando o mercado voltar ao período de abundância, aquela base forte construída em um período de recessão poderá crescer exponencialmente. Enquanto os competidores estiverem começando a se movimentar – atraídos pelo mercado em alta – sua empresa já estará lá, construindo bases sólidas e pronta para receber a demanda reprimida.

Novamente, nada disso é glamuroso. Muitas empresas irão morrer. Teremos demissões e nem todas as empresas conseguirão construir para o longo prazo. Mas quem acertar os ponteiros, sobreviver e trabalhar duro para se preparar para a volta do mercado de alta tem grandes oportunidades para os próximos anos.

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com