O Segredo Sul-Coreano

 / 04.06.2015

“O sucesso também depende de escolhas, e muitas vezes, o segredo está em definir o que não fazer, a fim de se concentrar naquilo que fará a diferença.”

O ano é 1953. Após o término da segunda guerra e a independência do Japão, a Coréia do Sul é um país mergulhado em sérios problemas sociais e econômicos, em conflitos com a Coréia do Norte, com renda per capita de 67 dólares americanos (menos da metade da renda de Gana na época) e posicionada como um dos países mais pobres do mundo. Uma nação sem recursos naturais e sem alternativas para se desenvolver. Neste cenário, os mandatários do País decidem que a única alternativa para desenvolver a Coréia do Sul é apostar em criação e exportação de valor. Em outras palavras, importar matéria prima de qualidade, produzir bens de alta tecnologia e valor agregado e exportá-los para o resto do mundo.

O resultado? A Coréia do Sul hoje possui a décima terceira maior economia do planeta, tornou-se um país de cultura fortemente exportadora classificada como uma das nações mais desenvolvidas do mundo e é líder em produtos de alta tecnologia, com renda per capita de mais de 20 mil dólares americanos.

Mas afinal, o que a história da Coréia tem a ver com nossos empreendedores e nossas pequenas empresas?

Ela nos mostra o poder de mobilização e transformação decorrentes de escolhas que delimitem foco claro e visão de futuro consistente. Ninguém consegue ser bom em tudo. Esta constatação está na essência das escolhas feitas pela Coréia do Sul ao longo de sua história.

Ao escolher a internacionalização do País como caminho para o desenvolvimento, todas as decisões tomadas e ações desenvolvidas posteriormente, tiveram como único intuito manter a nação no rumo traçado e sem desvios de rota.

Essa lição se aplica de forma integral à maioria das nossas pequenas empresas.

Ao buscar resolver todos os problemas do mundo e fazer um pouco de tudo, o empreendedor desperdiça energia e talento, e torna o foco disperso, dificultando a busca pela obtenção de resultados expressivos.

O sucesso também depende de escolhas, e muitas vezes, o segredo está em definir o que não fazer, a fim de se concentrar naquilo que fará a diferença.

No que você e sua empresa serão realmente bons e imbatíveis? A resposta a essa pergunta é o primeiro passo para um negócio com foco bem definido e, portanto, com alto potencial de crescimento e desenvolvimento.

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com