Contrate gente melhor do que você

 / 04.06.2015

“Pessoas de valor e propensas ao sucesso tem atitudes positivas. Baseiam suas ações em uma visão otimista e construtiva do mundo. São confiáveis e antes de pensar no bem inidvidual, privilegiam o benefício coletivo. Entendem o impacto de suas ações no ambiente onde estão inseridas.”

Qual seria sua resposta se alguém lhe perguntasse qual é, na sua opinião, o fator mais importante para o desenvolvimento e o sucesso de uma empresa? Eu, não hesitaria um único segundo antes de responder: “GENTE”.

Repito com relativa constância este discurso em conversas com colaboradores do Sebrae no Paraná e com os empresários de pequenos negócios que passam diariamente pela nossa instituição: são as PESSOAS que fazem a diferença. Empresas (assim como países, estados, times, seleções ou agremiações de qualquer natureza) não tem “alma”. Empresas não promovem mudanças culturais. Empresas não geram resultados, não se posicionam, não aprendem. Quem está por trás de tudo isso, são os seres humanos que formam as empresas. E é por isso que repito, sempre que possível: busque sempre contratar as melhores pessoas que você puder. Melhor ainda, se essas pessoas forem melhores do que você!

Este raciocínio pode soar como uma heresia em certos meios ou ambientes. Não é raro encontrarmos “chefes” que se acham acima do bem e do mal, ou, ainda pior, que são tão inseguros a ponto de não admitir que pessoas que supostamente ofusquem o seu brilho pessoal possam compor sua equipe. “Chefes” assim, jamais contratarão pessoas brilhantes e, consequentemente, jamais formarão times de alta performance.

Até aqui, tudo bem. Mas agora vem o mais difícil: afinal, o que devemos procurar nas pessoas que comporão nossos times? O segredo, seguramente, não está na análise do currículo do candidato do ponto de vista acadêmico, ou de suas qualificações técnicas. É evidente que estes fatores também importam, mas não são os mais relevantes. Muito mais importante do que isso, são as atitudes e a inteligência dos potenciais candidatos.

Pessoas de valor e propensas ao sucesso tem atitudes positivas. Baseiam suas ações em uma visão otimista e construtiva do mundo. São confiáveis e antes de pensar no bem inidvidual, privilegiam o benefício coletivo. Entendem o impacto de suas ações no ambiente onde estão inseridas; não perdem tempo sentindo inveja dos colegas e tentando ofuscar o brilho de outras pessoas. São seguras, confiam na sua própria capacidade e possuem espírito altamente colaborativo.

E, do ponto de vista da inteligência, não estou me referindo àquela inteligência lógica normalmente associada a testes de QI. Este é apenas um tipo de inteligência, mas que isoladamente não faz grande diferença. Para nosso propósito, inteligência deve ser compreendida como a capacidade de agir de forma inteligente em um contexto muito mais abrangente e envolve aspectos emocionais, interpessoais, intrapessoais e comportamentais. Em linhas gerais, pessoas inteligentes são abertas ao novo e não tem medo de mudanças; possuem elevada sensibilidade e capacidade de abstração; assimilam facilmente informações novas e eventualmente fora de contexto; conseguem estabelecer conexões e simplificar situações complexas; não desperdiçam tempo e energia com o que é periférico e possuem elevado senso de urgência e justiça.

Dificilmente você perceberá tais virtudes apenas no currículo dos candidatos. Isto se faz através de conversa e de olho no olho. Por isso, a tarefa de recrutar pessoas para posições estratégicas não pode e não deve ser inteiramente delegada. Você, como empresário e responsável pelo sucesso da sua empresa, é quem tem a condição de identificar pessoas que sejam melhores do que você e que possam ajudar seu negócio a crescer e se diferenciar. Quando seu empreendimento atingir um estágio de desenvolvimento em que delegar se torne uma questão de sobrevivência, é nas mãos destas pessoas que estará o futuro da sua empresa.

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com