A busca pela empresa ambidestra

 / 04.06.2015

“Esta busca pela empresa ambidestra se justifica pelo resultado obtido: organizações dinâmicas e altamente criativas e inovadoras.”

O conceito de “empresa ambidestra” é recente e, apesar da expressão “difícil”, é de extrema relevância para o desenvolvimento de empresas competitivas.

Em linhas gerais, empresas ambidestras são aquelas que conseguem, ao mesmo tempo, ser criativas e inovadoras, além de eficientes e precisas do ponto de vista dos processos estruturados.

Parece simples, mas não é.

Um dos pressupostos de organizações com alto poder criativo e inovador reside num certo nível de caos e desorganização, já que este é um pré-requisito básico para a geração de ideias. Do outro lado, organizações que pretendem ser verdadeiramente eficientes precisam de processos formalmente estruturados, sistematizados e, geralmente, baseados em “melhores práticas”. Assim, fica evidente o potencial conflito de filosofias e a dificuldade de conciliar estas duas características em um mesmo ambiente.

Grandes corporações têm investido milhões de reais em consultoria e aperfeiçoamento de processos com o intuito de se tornarem minimamente ambidestras. Já no ambiente de pequenas empresas, basta disposição.

A concentração de funções em poucas pessoas, normalmente característica de pequenos negócios, torna mais fácil moldar o comportamento e as atitudes dos colaboradores para o estabelecimento de uma cultura que reflita de forma bastante efetiva essa ambidestralidade. Como no caso de políticas de qualidade, criar uma empresa ambidestra começa pela conquista dos corações e mentes das pessoas, a partir de práticas implantadas pela alta gerência. Em empresas com poucos colaboradores, este processo pode ser muito mais dinâmico e efetivo.

Esta busca pela empresa ambidestra se justifica pelo resultado obtido: organizações dinâmicas e altamente criativas e inovadoras, com capacidade de execução ímpar, assegurada por processos estáveis e bem estruturados.

Em outras palavras, uma espécie de “santo graal” do mundo empresarial moderno cuja recompensa está em níveis de competitividade muito acima da média dos competidores.

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com