5 livros para entender as grandes tendências das próximas décadas

 / 10.11.2020

Hoje, trago outra lista de livros, desta vez, para aqueles que querem vislumbrar o futuro e entender mais sobre as grandes tendências para as próximas décadas.

Existe muita “espuma” por aí quando se trata desses temas. Por isso, escolhi títulos que podem oferecer uma base a quem quer enxergar as grandes possibilidades e oportunidades que já estão surgindo, sem alarmismos.

1) Inevitável: As 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo (The Inevitable – Understanding the 12 technological forces that will shape our future), de Kevin Kelly

Escrito em 2016, esse livro certamente permanecerá relevante por décadas. Kevin Kelly foi um dos fundadores da Wired Magazine, uma das revistas de tecnologia e inovação mais renomadas do mundo. Ao longo da obra, ele apresenta as 12 tendências tecnológicas inevitáveis para os próximos 30 anos que já estão transformando todos os aspectos de nossas vidas. Muito mais do que as tendências tecnológicas em si, o grande diferencial aqui está na forma como Kelly apresenta sua visão sobre tecnologia. Imperdível.

2) Non-Obvious Megatrends, de Rohit Bhargava

Para quem quer entender melhor como as mudanças comportamentais irão afetar serviços, produtos e modelos de negócios daqui para frente, Non-Obvious Megatrends é uma leitura fundamental. Bhargava é um dos autores de tendências mais famosos do mundo. Desde 2011, ele publica anualmente um compilado do que ele acredita que será relevante nos próximos anos, com uma bagagem sólida de pesquisas e referências, e com análises poderosas em torno de tecnologia e comportamento. Nessa obra, Bhargava apresenta 9 super tendências para os próximos anos, explicando o porquê de elas serem tão importantes e, também, as formas como podem impactar os negócios.

3) Megatech: Technology in 2050, de Daniel Franklin

Trata-se de uma antologia editada pelo jornalista e escritor Daniel Franklin, da The Economist, em que empreendedores, líderes, acadêmicos e até mesmo escritores de ficção científica respondem como a tecnologia e, por consequência, o mundo, estarão em 2050. Embora fique um pouco mais em torno de previsões, é interessante observar como algumas das mentes mais inteligentes desta geração enxergam os grandes problemas do mundo e de que maneira a tecnologia irá evoluir para responder a essas demandas.

4) The Industries of the Future, de Alec Ross

Alec Ross debate, de forma brilhante, como algumas das maiores revoluções em andamento irão mudar o mundo e nossas vidas nos próximos dez anos. Na lista, o impacto da inteligência artificial, automação, cibersegurança, genoma, big data e blockchain. Mais do que simplesmente apresentar tecnologias de um jeito didático, Ross vai fundo na discussão a respeito das transformações que cada uma delas irá causar, tanto no âmbito geopolítico e no da privacidade das pessoas.

5) O novo poder – Como disseminar ideias, engajar pessoas e estar sempre um passo à frente em um mundo hiperconectado (New Power: How Power Works in Our Hyperconnected World–and How to Make It Work for You), de Henry Timms e Jeremy Heimans

Apesar de não falar sobre futuro e tendências de modo explícito, esse livro traz à tona uma visão macro a respeito de como as novas tecnologias e novas formas de organização social estão influenciando mudanças nos paradigmas do poder. Os autores trazem diversos cases para demonstrar como um mundo cada vez mais aberto, colaborativo e descentralizado afeta os negócios, a política e muitas outras instâncias de nossas vidas.

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com