Profissionais PalestrantesXPalestrantes Profissionais

 / 04.06.2015

“O que você procura para o seu evento? Conteúdo consistente e aprendizado ou showbiz? Todo o resto decorre dessa escolha. É simples assim!”

Sobre o episódio envolvendo o Oscar nessa semana: existem dois tipos de palestrantes. Um, cujo foco é a plateia e a qualidade do que ela vai receber em troca do seu tempo (o palestrante profissional). Outro, cujo foco é a personagem que está por trás do próprio palestrante (o profissional palestrante).

Quando um palestrante do segundo grupo é contratado, o contratante tem que ter consciência de que, em geral, está contratando a personagem. O conteúdo é um mero “bônus”, porque o que se está contratando é um “artista”, uma “personagem da mídia”, um “popstar”. E nesse caso, não dá pra esperar que o profissional palestrante vá encarar qualquer parada de bom grado. Deixo claro que não estou defendendo nem criticando o Oscar, e tampouco generalizando. Estou apenas fazendo uma análise fria da situação.

Já quando um palestrante profissional é contratado, aí sim, a história é outra.

Eu, como vários outros colegas palestrantes profissionais, já fiz palestra com som, sem som, com microfone chiando, com microfone falhando, e nas mais adversas condições. Simplesmente porque para esse grupo, a coisa mais importante de todo o processo é a plateia e o que ela vai receber. As pessoas que se dispuseram a nos ouvir devem receber o melhor possível sob quaisquer circunstâncias. Os problemas são tratados com o contratante, não com a plateia, que simplesmente não é culpada de nada.

Não há juízo de valor nesse raciocínio. Apenas uma tentativa de apresentar as coisas como elas são.

Você contratou uma “estrela” para o seu evento? Está perfeito, e eu mesmo já o fiz várias vezes quando estava do outro lado do balcão. Mas tenha consciência que no pacote virá uma série de exigências e provavelmente o conteúdo ficará em segundo plano.já que o que você está comprando é um “show”.

Você contratou um palestrante profissional? Provavelmente você terá conteúdo consistente, relevante e de valor, mas em contrapartida, a sessão de fotos ao final da palestra será muito menos concorrida.

O que você procura para o evento? Conteúdo consistente e aprendizado ou showbiz? Todo o resto decorre dessa escolha. É simples assim!

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com