O lançamento da SpaceX e a história diante de nossos olhos

 / 02.06.2020

Talvez você tenha acompanhado, talvez tenha apenas ouvido falar ou talvez esteja totalmente alheio a esse fato, mas no último dia 30 de maio, testemunhamos a história acontecendo diante de nossos olhos.

Me refiro ao lançamento do foguete Nave Dragon Crew, rumo à Estação Espacial Internacional. Por que isso é tão relevante?

Primeiramente, é o primeiro lançamento de um foguete tripulado dos Estados Unidos em 9 anos. Em segundo lugar, a SpaceX, empresa privada do bilionário norte-americano Elon Musk (também dono da Tesla), foi a responsável por construir e lançar o foguete. Em terceiro lugar, a empresa de Musk têm feito avanços relevantes em relação à tecnologia de lançamento de foguetes.

Antes da SpaceX, o lançamento de foguetes ao espaço significava, necessariamente, a perda de boa parte do material utilizado (os propulsores). No caso da empresa de Elon Musk, os propulsores hoje já são reaproveitados. São lançados ao espaço e voltam à Terra, podendo ser utilizados em outros lançamentos. Pode parecer um detalhe bobo, mas imagine o impacto disso em uma indústria em que os custos e os riscos são altíssimos, como a indústria aeroespacial.

Algumas horas depois de ser lançado, o Nave Dragon Crew, tripulado por Douglas Hurley e Robert Behnken, dois experientes astronautas da NASA, se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional.

Mais do que chamar atenção para detalhes técnicos desse lançamento bem-sucedido, chamo atenção aqui para um ponto fundamental: o quanto você está prestando atenção às transformações que estão acontecendo diante de nossos olhos?

É bem verdade que esse foi “apenas” um lançamento e que provavelmente ainda estamos a décadas de ter turismo espacial e a séculos de colonizar outros planetas ou algo do tipo. Mas não precisamos ir tão longe. Algumas outras tendências poderosas já estão acontecendo aqui, na Terra, e se tornam cada dia mais fortes e relevantes.

Pense no seguinte: Algumas das empresas, empreendedores e profissionais mais geniais do nosso tempo estavam presentes no surgimento ou no crescimento de algumas das tendências mais poderosas do nosso tempo. Estou falando aqui dos computadores pessoais. Da internet. Do e-commerce. Da computação em nuvem. Do streaming.

Muito mais do que nos fazer sonhar que um dia poderemos explorar outros planetas, exemplos como esse da SpaceX nos fazem lembrar que a história está acontecendo diante de nossos olhos. As grandes oportunidades para as próximas décadas estão postas à mesa.

Defendo fortemente que uma das grandes habilidades para esse século é o senso de protagonismo. Gostamos tanto de falar sobre futuro (ainda mais agora com o coronavírus e o “novo normal”). Contudo, muitas vezes nos esquecemos que o futuro não é algo mítico que simplesmente chega e muda tudo. O futuro é uma construção. Uma construção contínua. Uma construção diária feita por milhões de pessoas. Pessoas como eu, pessoas como você.

Te convido então a refletir: O que mais já está acontecendo e que irá impactar nossas vidas e as vidas de nossos filhos em muito pouco tempo? As respostas para essa pergunta podem trazer grandes oportunidades escondidas

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com