Entrevista de emprego: 4 dicas valiosas para se sair bem

 / 23.08.2022

Estar em uma entrevista de emprego é uma experiência que causa ansiedade em muitas pessoas. Ao longo das últimas décadas, entrevistei centenas de candidatos para os mais diversos níveis, desde estagiários a executivos das mais diferentes funções.

A partir desta experiência, como você pode imaginar, já vi e vivi de tudo. Baseado em todos estes anos, separei quatro dicas valiosas que todo mundo pode usar na próxima entrevista de emprego. Algumas delas podem parecer óbvias para algumas pessoas, mas acredite: os detalhes – e muitas vezes, as obviedades – são importantes.

1) Vá preparado

Falei que algumas coisas poderiam soar óbvias. E esta certamente é uma delas. Você não acreditaria no número de pessoas que já entrevistei que não fazia a menor ideia do que a empresa na qual ela pretendia trabalhar faz. Não é de se esperar que um candidato saiba minúcias, todos os produtos ou processos específicos da companhia, mas ter uma ideia, ao menos geral, do que a empresa faz, qual o seu posicionamento, quais tipos de produtos e assim por diante, é essencial para demonstrar o mínimo de interesse na vaga e na companhia.

2) Seja transparente

Não sabe do que se trata uma determinada tecnologia? Nunca atuou diretamente naquela posição? Simplesmente fale. Quem está na posição de entrevistador pode perceber facilmente quando alguém quer enrolar ou parecer muito mais do que é. É natural querermos impressionar quem está do outro lado, mas se não somos transparentes na entrevista, o que poderão esperar de nós no dia a dia da função?

3) Faça perguntas

Fazer perguntas demonstra interesse na empresa e na função pretendida. Não há nada mais desagradável do que conversar com alguém que parece já saber tudo e que fala com certeza sobre todo e qualquer assunto. Se estamos entrando ou pretendemos entrar em uma empresa nova, temos dez vezes mais perguntas do que respostas e fazer algumas destas perguntas na entrevista seguramente irá demonstrar interesse.

4) Fale dos seus resultados

Falar de currículo é legal e pode impressionar, mas toda empresa está atrás de resultados. Se você já teve posições anteriores, pode falar dos resultados obtidos nelas, trazendo ganhos de usuários, resultados financeiros, aumento na taxa de conversão, ou seja lá quais forem as métricas mais relevantes. Mesmo que você não possua um track-record gigantesco com vários feitos, demonstre que você possui iniciativa. Em um mundo de faladores, quem realmente faz alguma coisa já está no 1%.

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com