Carreiras Mosaico e o Futuro do Trabalho

 / 25.01.2022

Carreiras Mosaico pode soar apenas como mais uma buzzword do mundo dos negócios, mas a verdade é que buscar essa visão de habilidades diversas, que se juntam para formar um todo, pode mudar a forma como vemos a nossa carreira.

De tempos em tempos novos conceitos surgem no mundo dos negócios. Recentemente, o conceito de Carreira Mosaico tem estado em voga. Mais do que decorar uma nova nomenclatura, quero chamar atenção para a definição e o que ele pode significar para a sua carreira.

O conceito de Carreira Mosaico se refere à visão de que devemos encarar nossas habilidades como a construção de um mosaico. Vamos acoplando, uma a uma, novas peças para criar uma figura – no caso, a nossa carreira.

Se nas décadas passadas era suficiente nos formarmos ou adquirirmos certa habilidade para que tivéssemos uma carreira garantida pelas próximas décadas, isso já não é mais verdade. O avanço tecnológico deixou o mundo muito mais incerto e as mudanças muito mais rápidas.

Pense no número de tecnologias que simplesmente não existiam há 10 anos. Agora pense no número de habilidades e oportunidades que essas mesmas tecnologias trouxeram ao longo da última década.

Ao contrário do que muitos pregam, acredito que ser um especialista ainda é fundamental. Não acredito, contudo, que seja suficiente, de forma alguma. O ponto é: pensar em uma carreira ou em um cargo tem ficado cada vez mais perigoso diante de tantas mudanças.

Se nossos pais passaram 20, 30 ou até mesmo 40 anos na mesma carreira, exercendo cargos semelhantes, acredito que isso será cada vez mais raro para as gerações que estão vindo aí.

Aqui, voltamos à uma das expressões da moda, as tais soft skills.

Elas são ponto essencial para que um profissional consiga ter a flexibilidade e adaptabilidade necessárias para mudar de cargos e carreiras ao longo dos anos. Isso ocorre porque ter habilidades como criatividade, inteligência emocional e relações interpessoais se tornam indispensáveis em um ambiente tão dinâmico.

Contudo, é importante pontuar que desenvolver hard skills – habilidades técnicas – também é fundamental.

O que vemos muitas vezes são profissionais ou especialistas exaltando as soft skills e esquecendo de que apenas criatividade, inteligência emocional e relações interpessoais não são valiosas se o profissional não for tecnicamente bom naquilo que se propõe.

Carreiras Mosaico pode soar apenas como mais uma buzzword do mundo dos negócios, mas a verdade é que buscar essa visão de habilidades diversas, que se juntam para formar um todo, pode mudar a forma como vemos a nossa carreira.

Pense na sua carreira como um grande mosaico. Quais peças você poderia adicionar? Quais habilidades você pode começar a construir agora que podem gerar retornos de dezenas ou centenas de vezes ao longo dos próximos anos?

Diagnóstico feito, é hora de correr atrás para construir essas peças e deixar o seu mosaico cada vez mais robusto e atraente.

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com