A mentalidade que diferencia os vencedores no longo prazo

 / 03.08.2021

Um padrão que notei em praticamente todas as pessoas bem-sucedidas que conheço é: elas são muito boas em fazer pequenas coisas, de forma recorrente e com disciplina, sempre mirando nas grandes coisas que elas querem fazer.

Adoro conversar com profissionais e empreendedores que sonham grande. Que querem construir grandes coisas e causar muito impacto. Isso não necessariamente tem a ver com dinheiro, embora possa ter sem nenhum problema ou conflito.

Me emociona encontrar gente com brilho no olho e com uma grande visão, algo que pode soar como loucura para a maioria, mas que já parece ser realidade para aquela pessoa. Ao longo das últimas décadas me encontrei com diversos profissionais e empreendedores e, ao longo do tempo, busquei tentar reconhecer padrões entre o que diferenciava os muito bem-sucedidos em relação aos outros.

É claro que não existem fórmulas. Sou totalmente contra os conteúdos e livros com títulos que remetem a qualquer tipo de fórmula do sucesso. Isso simplesmente não existe e é bem provável que ela tenha funcionado apenas para quem a está divulgando – se é que funcionou.

Contudo, um padrão que notei em praticamente todas as pessoas bem-sucedidas que conheço é: elas são muito boas em fazer pequenas coisas, de forma recorrente e com disciplina, sempre mirando nas grandes coisas que elas querem fazer.

Explicando melhor:

É muito comum, muito mais do que a maioria das pessoas pensa, encontrar profissionais e empreendedores que sonham grande. São ambiciosos, querem impactar muitas pessoas e almejam grandes conquistas. O grande ponto é: boa parte deles para por aí. Eles se deixam consumir por querer conquistar grandes coisas e acham que isso é suficiente.

Mais do que isso, muitos profissionais e empreendedores querem conquistar grandes coisas, mas tem muitas dificuldades em fazer as pequenas coisas. Aprendi ao longo dessas décadas que os grandes legados e grandes sonhos são construídos a partir de pequenas coisas, construídas com disciplina, ao longo do tempo.

Este é um gap que noto principalmente em pessoas mais jovens: muita ambição, mas a falta de visão de longo prazo e de saber o que é preciso se fazer para chegar lá. Um sonho grande, uma grande empresa, uma grande carreira nada mais é do que o resultado de pequenas coisas feitas da forma correta ao longo de muito tempo.

Se você deseja realizar grandes coisas, não se deixe levar pelas supostas histórias de sucesso sem esforço ou do dia para a noite.

Construir grandes coisas requer esforço contínuo e foco nas pequenas coisas. Dez anos não são dez minutos.

O primeiro passo é criar uma grande visão de onde você quer chegar.

Daí em diante, é trabalhar e colocar energia nas pequenas coisas, com consistência e perseverança, com foco em fazer pequenas coisas todo santo dia, sem nunca perder aquela grande visão.

Se existe alguma fórmula para o sucesso, eu realmente não sei. Mas essa prática, com certeza, tem gerado resultados consistentemente positivos ao longo dos tempos.

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com