5 livros que irão impactar o seu futuro

 / 20.10.2020

Existem cinco livros que impactaram minha vida e meu modo de pensar. Não se trata, de forma alguma, de uma lista definitiva. Mas acredito que cada um deles possui ensinamentos transformadores para uma empresa, uma carreira e para a vida.

Sou um leitor fanático. Acredito que os livros são uma das formas mais poderosas de se adquirir conhecimento.

Quem lê muito e coloca tudo isso em prática tem chances exponencialmente maiores de atingir objetivos em comparação com os que vivem distantes dos livros.

Existem cinco livros que impactaram minha vida e meu modo de pensar. Não se trata, de forma alguma, de uma lista definitiva. Mas acredito que cada um deles possui ensinamentos transformadores para uma empresa, uma carreira e para a vida.

1) O Dilema da Inovação (The Innovator’s Dilemma), de Clayton Christensen

Esse livro é uma das obras de negócios mais importantes de todos os tempos. Escrito por Clayton Christensen, que morreu no início do ano, foi um livro referência para empreendedores como Andy Grove, ex-CEO da Intel, Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix; e Steve Jobs, o lendário fundador da Apple. Christensen foi o criador do conceito de Inovação Disruptiva e tive o privilégio de ter uma aula com ele quando estive em Harvard. É a bíblia da inovação e, com certeza, ainda será relevante nas próximas décadas.

2) Roube como um artista (Steal like an artist), de Austin Kleon

É um livro genial, não diretamente relacionado a negócios, e que mudou minha visão sobre diversas coisas. Kleon baseia sua obra em uma premissa interessante de que a nossa visão sobre originalidade está errada. Segundo ele, originalidade nada mais é do que buscar uma voz autoral a partir da combinação de milhares de referências. Ao longo do livro, Austin Kleon traz um framework para aqueles que querem saber como ter ideias melhores e colocá-las em prática.

3) Aperte o F5 (Hit Refresh), de Satya Nadella

Satya Nadella assumiu o cargo de CEO da Microsoft em 2014. Desde então, a empresa, que já era gigantesca, triplicou seu valor de mercado. Promoveu uma revolução e, hoje, é um dos executivos mais admirados do mundo. No livro, o chefão da Microsoft detalha sua gestão na empresa, mas conta também relatos muito interessantes de sua história de vida e grandes questões sobre o futuro da humanidade, como o impacto da Inteligência Artificial e como a Microsoft pode ajudar a diminuir desigualdades.

4) The Invincible Company, de Alexander Osterwalder e outros

Um livro denso, e brilhante. Os autores são especialistas da consultoria Strategyzer que escreveram também o clássico moderno Business Model Generation. Em The Invincible Company analisaram milhares de negócios e criaram dezenas de categorias buscando responder como empresas podem se manter sempre à frente da competição, inovando. Se você é um gestor ou empreendedor, essa é uma obra essencial para conhecer as diversas possibilidades de inovação dentro do mundo dos negócios, com dezenas de ferramentas e cases de sucesso.

5) Como Avaliar sua Vida? (How Will You Measure Your Life?), de Clayton Christensen

Já que começamos essa lista com Clayton Christensen, fechemos com ele também. Esse é, sem dúvidas, um dos livros mais importantes que li na vida. Aqui, Christensen busca falar a respeito de propósito e de quais métricas são realmente importantes para que consigamos visualizar como estamos levando nossa vida. Essas reflexões vieram a partir da luta do autor contra um câncer. A visão de Christensen transformou minha forma de enxergar meu papel como empresário, pai, executivo e mentor. Se você se preocupa com o legado que quer deixar, este é um livro essencial.

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com