3 dicas para reuniões mais produtivas

 / 20.07.2021

Participar e conduzir reuniões produtivas não é algo que surge do nada. Mas a boa notícia é que essas são habilidades que podem ser aprendidas. Pensando nisso, passei boa parte dos últimos tempos buscando otimizar ao máximo meu tempo em reuniões.

Participar e conduzir reuniões produtivas não é algo que surge do nada. Mas a boa notícia é que essas são habilidades que podem ser aprendidas. Assim como podemos aprender a gerenciar melhor nosso tempo ou a ordenar nossas tarefas da melhor forma possível, podemos também aprender a otimizar as reuniões da melhor forma possível.

Ainda mais em tempos de home-office em alta, parece que boa parte dos nossos dias é gasto pulando de uma reunião para a outra. Pensando nisso, passei boa parte dos últimos tempos buscando otimizar ao máximo meu tempo em reuniões.

Quando 4 dos colaboradores da sua empresa fazem uma reunião de 1 hora significam 4 horas de trabalho da empresa gastos naquele período. E muitas vezes 1 hora de reunião não significa apenas 1 hora, mas ainda mais, pois existe todo o processo de preparação, eventual elaboração de material e depuração pós-reunião.

Pensando nisso, separei 3 dicas que tenho usado para tornar as reuniões tão produtivas quanto possível.

1) Preparação

Ter o mínimo de preparação é fundamental. Se você sabe que vai precisar apresentar uma planilha de resultados, o melhor a se fazer é deixá-la aberta de antemão.

Se vai precisar que todos colaborem com um documento, já o deixe aberto e, se possível, envie antes mesmo da reunião para que todos já tenham acesso ao que precisam. Isso pode parecer um detalhe singelo, mas faz toda a diferença para otimização do tempo de reunião.

2) Criar uma base de conhecimento

Uma segunda dica preciosa é criar bases de conhecimento escritas. Como boa parte das nossas reuniões não são gravadas, o que foi decidido e, mais importante que isso, a razão pela qual essas decisões foram tomadas, acaba se perdendo.

Entender e poder acessar o racional por trás das decisões faz toda a diferença em análises futuras e, mais do que isso, para pessoas que estão entrando na empresa possam entender as razões pelas quais a decisão foi X e não Y.

Não é necessário transcrever toda a reunião, obviamente, mas ter um responsável por fazer uma espécie de ata é importante. Não é necessário transcrever toda a reunião, obviamente, mas ter um responsável por fazer uma espécie de ata é importante.

3) Ter objetivos claros

Por fim, ter objetivos claros para cada reunião é fundamental para otimizá-las. Toda e qualquer reunião precisa ter ao menos uma decisão a ser tomada. Novamente, pode parecer uma dica simplista, mas faz toda a diferença.

Passar muito tempo vagando ou discutindo ideias em uma reunião não é das coisas mais produtivas. Discussões e debates são  importantes, mas boa parte desse processo pode ser feito de forma assíncrona.

Reserve para reuniões envolvendo a agenda de várias pessoas, efetivamente, o que demanda interação e decisão efetiva.

Ver Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com