2021 será um ano de consolidações

 / 12.01.2021

Quais mudanças você teve que incorporar em 2020? Quais delas serão realmente importantes para este e os próximos anos?

Em janeiro passado, quando ainda pensávamos nas metas para o ano, nunca poderíamos imaginar o que aconteceria ao longo de 2020. Você, como quase todas as pessoas do mundo, provavelmente viu muitos sonhos e planos desmoronarem. E essa experiência nos faz questionar se podemos tentar definir qualquer coisa que seja para os próximos doze meses.

As coisas continuam incertas, é verdade. Mas 2021 já aponta para algumas direções, com diversas oportunidades interessantes.

Independente do seu momento de carreira, ou em que indústria ou segmento atue, o ano passado foi, de fato, de descobertas. Todos nós tivemos que nos adaptar, aprender novos processos e novas ferramentas. Não somente em nossas vidas pessoais, mas em nossas rotinas de trabalho, modelos de negócios e assim por diante.

Um padrão que vemos em mudanças muito estressantes é um pico, em que tudo parece confuso e caótico, e em seguida um período de consolidação.

Foi o que aconteceu, por exemplo, no início da internet comercial. Tivemos praticamente uma década de confusão e muito hype, que acabou desbancando no estouro da bolha das pontocom, na virada para os anos 2000. Após quase uma década em que muito era discutido sobre onde aquela tal de internet ia chegar, tudo começou a assentar, e hoje ela é parte essencial da vida de todos nós.

Com a ascensão dos smartphones também foi assim. Nos primeiros anos, tudo era muito complexo e as pessoas tinham dúvidas se aquela tecnologia era realmente disruptiva. O tempo trouxe a resposta para todos esses questionamentos.

Da mesma forma, 2020 foi um ano de diversas descobertas nos mais diferentes escopos de nossas vidas. Muita coisa nova surgiu e tivemos que nos ajustar rapidamente.

Por isso, acredito que 2021 será um tempo de consolidação das transformações que surgiram e aceleraram no ano anterior. Veremos o que irá permanecer de pé e se manter ao longo dos próximos anos, e o que foi apenas hype decorrente do período de pandemia. Como sempre digo, iremos começar a separar o que é espuma daquilo que não é.

Em sua carreira ou empresa, pense quais mudanças você teve que incorporar por causa de tudo o que 2020 trouxe. E quais delas serão realmente importantes para este e os próximos anos.

Ver Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Allan Costa
(41) 99878-5055
contato@allancosta.com